Política

Ministério da Saúde reduz intervalo de doses de vacina da Pfizer de três meses para 21 dias

O espaço de 21 dias está previsto na bula do imunizante

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta segunda-feira (26) que o intervalo na aplicação das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 vai diminuir de três meses para 21 dias, conforme previsto na bula do imunizante.

O espaço de 21 dias está previsto na bula do imunizante, no entanto o governo tinha adotado o período de três meses como estratégia para imunizar um maior número de pessoas com a primeira dose. 

A mudança está sendo estudada por conta da precisão nos prazos de entrega da vacina da Pfizer, que até o final deste ano prevê a entrega de 100 milhões de doses ao Brasil. 

Quando o intervalo de três meses foi adotado, não havia precisão em relação à quantidade de imunizantes disponíveis no momento, explicou o ministro.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que acompanha a evolução das diferentes variantes do SARS-CoV-2 no território nacional e está atento à possibilidade de alterações no intervalo recomendado entre doses das vacinas Covid-19 em uso no Brasil. De acordo com o ministério, o tema segue em análise pela Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.