
A Prefeitura de São Paulo planeja implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida Faria Lima. A informação foi divulgada pela administração durante o leilão que arrecadou R$ 1,67 bilhão na Operação Urbana Consorciada Faria Lima.
O projeto, ainda preliminar, foi revelado na última terça-feira (19) e não teve detalhes apresentados, como extensão, trajeto e prazo. A iniciativa deve ser incluída no plano de estender a Faria Lima até a ligação com a Avenida Bandeirantes.
O montante arrecadado com a venda dos Cepacs (certificados que permitem a construção acima dos limites estabelecidos pela legislação) será direcionado para melhorias na Favela de Paraisópolis. No entanto, a prefeitura informou que aproximadamente R$ 200 milhões serão destinados ao VLT e também às obras da Linha 4-Amarela.
Por que VLT em vez de Metrô?
Embora o estudo ainda esteja em fase inicial, a expectativa é de que o VLT percorra todo o eixo da avenida, passando por pontos importantes como o Largo da Batata e o cruzamento com as avenidas Rebouças, Cidade Jardim e Juscelino Kubitschek.
Esse percurso, conforme apurou o Metrô CPTM, seria originalmente atendido pela Linha 20-Rosa do Metrô — um sistema de maior capacidade, velocidade e subterrâneo. No entanto, a companhia decidiu alterar o trajeto, e agora o ramal atenderá apenas um trecho da Faria Lima, entre a região da Avenida Hélio Pelegrino e pouco após.
Serão duas estações no eixo: Jesuíno Cardoso e Tabapuã. A Linha 20 seguirá em direção à estação Fradique Coutinho, por baixo dos Jardins.