“Os investidores locais ainda estão lambendo as feridas após a liquidação durante as semanas anteriores”, apontou o banco Santander (SANB11) em relatório semanal que indica a percepção dos clientes investidores.
O Equity Strategy Insights destaca uma oportunidade para aprimoramentos, já que 45% dos investidores planejam aumentar sua exposição às ações nos próximos meses, enquanto apenas 15% consideram reduzi-la ainda mais, de acordo com a pesquisa.
De acordo com o Santander, em termos de exposição e posicionamento, investir em ações de valor e com baixa volatilidade poderia ser uma estratégia sólida como proteção contra cenários de risco extremo.
Pesquisa do Santander
Após a liquidação resultante de um relatório de inflação ao consumidor nos EUA, que superou as expectativas e sugere possíveis taxas de juros elevadas por mais tempo, a maioria dos entrevistados pelo banco, representando 48%, relatou uma redução moderada ou significativa em sua alocação de capital.
Enquanto isso, 42% dos entrevistados afirmaram que não fizeram alterações em sua alocação.
Desde a avaliação realizada em 2 de dezembro de 2023, as expectativas dos investidores em relação ao nível do Ibovespa têm deteriorado.
No final do ano passado, 62% dos clientes investidores estimavam que o Ibovespa alcançaria os 150 mil pontos, mas esse percentual caiu para 36%. Atualmente, 48% dos investidores esperam que o Ibovespa termine o ano em 130 mil pontos.
A maioria dos entrevistados considera que para impulsionar as ações brasileiras nos próximos meses, seria necessário o apoio de fatores como as respostas monetárias do Fed, mencionadas por 88% dos participantes, juntamente com a continuidade do ciclo de flexibilização das taxas de juros no Brasil, citada por 64%.