Problema do nome?

Trump pede demissão de executiva da Microsoft

Lisa Monica atuou como vice-procuradora-geral durante o governo Biden

Lisa Monica, atual presidente de assuntos globais da Microsoft (Foto: reprodução/LinkedIn)
Lisa Monica, atual presidente de assuntos globais da Microsoft (Foto: reprodução/LinkedIn)

O presidente dos EUA, Donald Trump, solicitou nesta sexta-feira (26) que a Microsoft demitisse Lisa Monica, executiva da empresa que atuou como vice-procuradora-geral durante o governo de Joe Biden. Atualmente, Monica é presidente de assuntos globais da companhia.

O pedido foi publicado através da rede social Truth Social, um dia após James Comey ser indiciado, em meio à pressão do ex-presidente por uma acusação contra o ex-diretor do FBI, disse o Times Brasil.

“Ela é uma ameaça à segurança nacional dos EUA, especialmente considerando os grandes contratos que a Microsoft possui com o governo dos Estados Unidos”, escreveu Trump. “Devido aos muitos atos ilegais de Monaco, o governo dos EUA recentemente retirou todas as suas autorizações de segurança, tirou todo o seu acesso a informações de segurança nacional e proibiu sua entrada em todas as propriedades federais.”

Partes do governo dos EUA usam a infraestrutura de nuvem e o software de produtividade da Microsoft. No início deste mês, a empresa concordou em oferecer US$ 3,1 bilhões (cerca de R$ 16,55 bilhões, na cotação atual) em economia anual em serviços de nuvem para uso das agências governamentais.

Mais cedo nesta sexta-feira (26), a âncora da Fox Business, Maria Bartiromo, publicou uma postagem no X sobre a entrada de Lisa Monaco na Microsoft.

A nomeação ocorreu em julho, de acordo com o perfil de Monaco no LinkedIn. A publicação continha ainda um link para um artigo de julho no site da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago.

Trump pede à Suprema Corte a demissão de Lisa Cook do Fed

O presidente dos EUADonald Trump, levou à Suprema Corte seu esforço para remover a governadora do Fed (Federal Reserve), Lisa Cook, nesta quinta-feira (18). Trump pediu aos juízes a destituição de Lisa do conselho da autoridade monetária, logo após o banco central americano reduzir a taxa de juros pela primeira vez no ano.

O apelo de emergência do presidente republicano colocou em xeque a independência do Fed – tema de significância monumental para a economia americana – meses depois dos juízes do tribunal parecerem ter estabelecido proteções especiais para a agência.

Noutro giro, o esforço de Trump para remover a governadora envolve teorias jurídicas que podem encontrar respaldo na corte de maioria conservadora (6 a 3).