A relação com o Congresso será crucial para o sucesso das promessas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Apesar de contar com maioria nas duas Casas, as margens são estreitas: 52 a 47 no Senado e 219 a 215 na Câmara. Isso significa que, caso alguns poucos parlamentares não apoiem o governo, propostas importantes podem ser barradas.
A situação se complica devido às divisões internas no Partido Republicano, especialmente na Câmara. No início de 2023, foram necessárias 15 rodadas de votação no plenário para eleger o presidente da Casa, mesmo com a maioria republicana. Menos de um ano depois, Kevin McCarthy, escolhido após esse impasse, foi destituído por uma ala mais radical do partido.
Em janeiro deste ano, outro episódio demonstrou as dificuldades do partido. Mike Johnson, apoiado por Trump para presidir a Câmara, não obteve votos suficientes na primeira rodada de votação para se reeleger. Ele precisou negociar e convencer alguns parlamentares a mudar seus votos para evitar uma derrota de última hora.
Para o professor da Universidade George Washington, Maurício Moura, o primeiro grande embate entre Trump e o Congresso será em torno da promessa de cortes de impostos. “Será necessário decidir quem se beneficiará dos abatimentos fiscais e quem não, enfrentando as inevitáveis insatisfações políticas”, avalia Moura. As informações são da Exame.
Trump iniciará deportação em larga escala na terça-feira (21)
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assumirá o cargo na próxima segunda-feira (20). Um dia após a posse, Trump planeja dar início a uma grande operação de imigração em Chicago, segundo fontes próximas ao planejamento, conforme reportado pelo jornal Valor. Esta será a primeira ação de sua campanha de deportação em massa, prometida durante as eleições.
A operação está programada para começar na manhã de terça-feira (21) e deve durar toda a semana. O ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, em tradução livre para o português) mobilizará entre 100 e 200 agentes para executar a ação.
Trump se elegeu com a promessa de realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.