
Ferramenta essencial para quem busca comprar ou vender carros seminovos, a tabela FIPE é o indicativo mais seguro e o norteador dos preços praticados no mercado. Publicada mensalmente desde 2001, apresenta os preços médios dos carros vendidos em todo o país.
Hoje, a tabela conta com uma base de dados que contempla cerca de uma centena de marcas e quase dez mil modelos de carros. Totalmente gratuita, pode ser consultada a qualquer momento no site oficial da tabela FIPE.
O que é a tabela FIPE?
A tabela é uma criação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A Fundação data de 1973, mas a tabela é de 1998. A princípio, serviria como uma base de dados de preços para cálculo de seguros automotivos.
Contudo, com o tempo, passou a servir como uma base confiável para balizar os preços de mercado dos carros usados e seminovos. Com o tempo, passou também a servir de referência para cálculo de impostos como IPVA. Porém a tabela mostra uma média que, ao mesmo tempo, é uma sugestão de preço para determinado veículo.
O que determina o valor do carro na tabela FIPE?
O vendedor não é obrigado a vender pelo preço de tabela FIPE. Isso porque a tabela faz cálculos estatísticos que levam em conta um determinado carro encontrado nas condições médias. Variáveis como muita ou pouquíssima conservação, baixa ou altíssima quilometragem, nível de raridade, quantidade de acessórios e até mesmo região podem fazer o preço oscilar.
Com o mercado brasileiro de carros usados bastante aquecido, a consulta à tabela FIPE é uma constante. Levando em conta somente o primeiro semestre do ano, foram mais de 8,3 milhões de carros usados comercializados, o que representa um aumento de 13,7% nas vendas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo a Fenauto.
Veículos mais pesquisados e vendidos no Brasil
Entre os modelos mais vendidos no período, o Volkswagen Gol fica com a primeira posição. Em agosto, foram mais de 75 mil unidades vendidas. O modelo não ficou um mês sequer fora da liderança, seguido da Fiat Strada, com cerca de 50 mil unidades comercializadas no mês. O Chevrolet Onix ocupa o terceiro lugar, com 40 mil unidades.
Em comparação, segundo levantamento feito pela agência de SEO Conversion, contabilizando dados fornecidos pela ferramenta Ahrefs, os carros mais procurados pelos brasileiros no Google durante o mês de outubro foram:
- Corolla 2015;
- Onix 2015;
- Onix 2020;
- Corolla 2017;
- Onix 2018.
A pesquisa no Google por estes termos certamente é beneficiada quando acompanhada da busca pelos preços na tabela FIPE. É bastante simples: basta acessar o site oficial da tabela FIPE, selecionar o tipo de automóvel, o mês/ano-base para a pesquisa, a marca, o modelo e o ano do veículo.