Política

Aéreas animadas com proposta de passagem a R$ 200

Azul e a Gol se mostraram favoráveis a ideia de Márcio França (PSB), de criação do programa “Voa Brasil”, que visa vender passagens aéreas mais baratas

 

A Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) se mostraram favoráveis a ideia do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), de criação do programa “Voa Brasil”, que visa vender passagens aéreas mais baratas. 

 A proposta é que estudantes, funcionários públicos e aposentados tenham acesso a bilhetes por R$ 200. França disse que o programa será voltado para quem ganha até R$ 6.800 e que a meta é ocupar lugares vagos nos aviões.

O anúncio foi feito por França na terça-feira (14) e causou mal estar no governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a equipe ministerial e deu uma bronca generalizada. Lula disse que “qualquer genialidade” que alguém possa ter deve ser anunciada à Casa Civil para que a pasta discuta com a Presidência.

Mas parece que a bronca não adiantou muita coisa, já que mais cedo, o ministro afirmou que a Gol e a Azul “já toparam” a ideia, enquanto a Latam “vai topar”.

Procurada pelo site Meu Dinheiro, a Gol afirmou estar “sempre à disposição para contribuir com o governo na viabilização de um projeto que amplie ainda mais o acesso da população ao transporte aéreo.”

Acrescentou, ainda, que vai participar de um grupo de trabalho que também envolve a Secretaria de Aviação Civil e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) para discutir o assunto nos próximos meses.

Já a Azul afirmou ver com bons olhos a iniciativa e que já está em contato com o Ministério de Portos e Aeroportos para colaborar com o projeto.

As duas empresas tiveram desempenhos diferentes na bolsa nesta quarta (15). A Gol teve queda de 1,51%, cotada a R$ 7,17. Já as ações da Azul avançaram 1,49%, sendo cotada a R$ 12,92. 

Gol tem lucro de R$ 230,9 milhões no 4T22

No quarto trimestre de 2022, a Gol reportou lucro líquido de R$ 230,9 milhões entre outubro e dezembro, revertendo prejuízo líquido de R$ 2,809 bilhões registrado no mesmo período de 2021.

A receita líquida foi de R$ 4,726 bilhões no quarto trimestre de 2022, avanço de 61,7% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

O Ebitda (Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente totalizou R$ 1,168 bilhão entre outubro e dezembro de 2022, ante R$ 248,8 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.

Já a margem Ebitda ajustada atingiu 24,7% entre outubro e dezembro, alta de 16,2 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada na mesma etapa de 2021.

As despesas operacionais da Gol somaram R$ 4,095 bilhões no quarto trimestre de 2022, recuou de 12,3% em relação ao mesmo período de 2021.

A liquidez total da companhia, por sua vez, foi de R$ 4,1 bilhões, avanço de aproximadamente 13% em comparação com o mesmo trimestre de 2021.

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida ajustada da Gol era de R$ 27,074 bilhões, um crescimento de 33,3% na comparação com a mesma etapa de 2021

Azul tem alta de 40% no prejuízo do 4T22

A Azul (AZUL4) reportou no balanço do quarto trimestre de 2022 prejuízo líquido ajustado de R$ 610,5 milhões entre outubro e dezembro, alta de 40% em relação ao mesmo período de 2021.

Sem ser em termos ajustados, a companhia obteve lucro líquido de R$ 231,2 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo o prejuízo de R$ 954,7 milhões registrado no mesmo trimestre de 2021.

A receita líquida da Azul somou R$ 4,453 bilhões entre outubro e dezembro de 2022, alta de 19,4% na comparação com igual etapa de 2021

Já o Ebitda (Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 1,097 bilhão no quarto trimestre de 2022, crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda foi de 24,6% entre outubro e dezembro, baixa de 2,9 pontos percentuais (p.p)  frente a margem registrada em 4T21.

A receita de passageiros, por sua vez, atingiu um recorde histórico, avançando 21,3% em uma capacidade 10,3% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Custo Operacional por Assento (CASK) no quarto trimestre de 2022 foi de R$ 37,68 centavos, 11,1% acima do mesmo trimestre do ano passado. O resultado foi impulsionado pela alta dos combustíveis.

Em 31 de dezembro de 2022, a Azul possuia uma frota operacional de 177 aeronaves e uma frota contratual de 194 aeronaves, com uma idade média de 7,1 anos, excluindo aeronaves Cessna.