Política

Aeroporto Internacional de Guarulhos terá terminal vip com investimento de US$ 80,6 milhões

Acordo milionário foi firmado entre a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, e o grupo canadense AEPM Services

O Aeroporto Internacional de Guarulhos terá um terminal exclusivo para passageiros de alta renda. O contrato prevê investimentos no valor de US$ 80,6 milhões e foi firmado entre a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, e o grupo canadense AEPM Services, após autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Agora, o grupo precisa de licenciamento ambiental para dar início às obras, com previsão de duração entre um ano e meio e dois anos.

O aval foi necessário porque a GRU Airport tem pouco mais de dez anos como responsável pela concessão, mas o contrato foi fechado por 40 anos e será transferido para a próxima concessionária.

O terminal, com área total de cinco mil metros quadrados, ficará localizado entre o terminal 3 de Guarulhos e o hangar da American Airlines. A unidade será voltada principalmente para passageiros de primeira classe e executiva de voos comerciais, mas também poderá atender passageiros de jatos executivos. 

“É um investimento importante, de um grupo de investidores canadenses e árabes, que significa o primeiro terminal vip para passageiros de alto luxo, de toda a América Latina. Não é uma sala vip, é um terminal inteiro. O foco é primeira classe e classe executiva. É um modelo que existe em outros lugares do mundo, como EUA, Europa e Dubai, mas ainda não estava na América Latina”, conta o secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

O novo terminal vip deve competir com o São Paulo Catarina, aeroporto internacional privado da JHSF, que fica na rodovia Castello Branco, no município de São Roque, a 70 km da Avenida Paulista. 

A concessionária GRU Airport informou que o projeto agora entra em fase de implantação, mas não deu mais detalhes sobre o empreendimento. Na avaliação de Glanzmann, o processo de licenciamento ambiental do novo terminal deve ser simples, já que prevê a construção dentro de um aeroporto já estabelecido, no caso, o Aeroporto Internacional de Guarulhos.