Tarifaço na mesa

Alckmin diz a Ana Maria Braga que segue negociando com EUA

Ao participar do programa matinal da TV Globo, Geraldo Alckmin diz que negociação com governo dos EUA sobre tarifaço "começa agora"

Foto : Cadu Gomes/VPR
Foto : Cadu Gomes/VPR

O tema do tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, foi discutido na manhã desta quinta-feira (31) no programa “Mais Você”, da apresentadora Ana Maria Braga, que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

A participação de Alckmin no programa matinal da TV Globo já estava marcada há algum tempo para a discussão de diversos assuntos, mas o tema do tarifaço acabou prevalecendo na conversa.

Durante o papo com a apresentadora Ana Maria Braga, Geraldo Alckmin, que esteve à frente das negociações com o governo norte-americano, explicou como tarifaço atinge o mercado brasileiro.

“É sobre o valor do produto que você importa, o que nós exportamos para os Estados Unidos. Os Estados Unidos não é o primeiro parceiro do Brasil, quem mais compra do Brasil é a China”, explicou.

O jornalista César Tralli, apresentador do Jornal Hoje, também participou do café da manhã ao lado da apresentadora Ana Maria Braga e do vice-presidente.

Alckmin destaca importância da relação com EUA

Na conversa durante o programa, o vice-presidente não deixou de destacar a importância dos Estados Unidos no comércio bilateral com o Brasil.

“É o primeiro investidor no Brasil, e é para onde a gente vende mais produto industrial, manufatura, valor agregado, avião, máquinas, motores. Então, por isso que ele é importante. Quando dizem que a tarifa vai ser 50% para entrar nos Estados Unidos, você tem que pagar para o governo americano 50% de tarifa, é injustificado”, salientou Alckmin.

Alckmin também destacou que o governo deve apresentar medidas com objetivo da preservação de empregos dos setores afetados pelas medidas de Trump.

A proposta, chamada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de plano de contingência, deve ser anunciada nos próximos dias pelo Palácio do Planalto.

O plano só se tornará público depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “bater o martelo”. Segundo Alckmin, haverá um conjunto de normas não só para preservar emprego, mas também a produção.

“Ninguém vai ficar desamparado. Os 35,9% efetivamente atingidos pela tarifa, dos 10% mais 40%, vamos lutar para diminuir”, frisou.

Além de vice-presidente, Geraldo Alckmin é o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Negociação começa agora, afirma Alckmin

“Não damos como assunto encerrado. Negociação mais forte começa agora. Segundo, vamos buscar alternativas de mercado. E terceiro, apoiar setores. Tem pescado muito atingido, mel, frutas, carne bovina e especialmente indústria. Essa é mais difícil de colocar. Tem indústria muito focada naquele mercado”, concluiu Geraldo Alckmin.

No programa, o vice-presidente respondeu a perguntas de espectadores. Sobre o café, que ficou de fora da lista de exceções impostas por Trump, Alckmin afirmou que os Estados Unidos são grandes consumidores do produto.

Além de dizer que o governo vai trabalhar para excluir o café da lista do tarifaço, Alckmin disse que outros produtos também serão alvo de negociação.

“O Brasil é o maior exportador do mundo de café, o maior produtor do mundo. Vai ter de buscar outros mercados, ou vamos trabalhar com os EUA, pois é um grande consumidor de café. E eles tomam aquele café grandão, eles precisam do nosso café arábica para o blend. Primeiro trabalhar para baixar a tarifa, pois eles não produzem café”, disse.