A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na última terça-feira (22), a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil. A medida, que tinha sido suspensa há três meses, entrará em vigor a partir da próxima sexta-feira (25), devido ao aumento de casos de covid-19 no País.
Em agosto, o uso de máscaras deixou de ser uma obrigação e passou a ser uma recomendação. Algumas medidas, no entanto, como o desembarque por fileira, foram mantidas nos aeroportos. A Anvisa considera tal fator como “um legado” da pandemia.
O uso de máscaras foi uma pauta de última hora, na reunião extraordinária da Anvisa, de acordo com informações do jornal “Folha de S. Paulo”. A diretoria colegiada da anvisa havia se reunido para discutir a aprovação de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra o coronavírus.
De acordo com informações do jornal, a pauta das máscaras foi proposta por Daniel Pereira, diretor responsável pela Quinta Diretoria.
Os participantes da reunião concordaram que os dados recentes da pandemia demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente em transporte público, aeroportos e ambientes fechados.
Os casos de covid-19 no Brasil aumentaram entre adultos, segundo o boletim InfoGripe, divulgado na última sexta-feira (18) pela Fiocruz.
O Ministério da Saúde já havia recomendado o uso de máscara no Brasil após a alta de casos de covid-19 em outubro.
Uso emergencial de vacinas bivalentes contra covid-19
A Anvisa aprovou o uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19, produzidas pela Pfizer, também na última terça-feira (22). A vacina oferece imunização contra mais de uma cepa do coronavírus.