A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffmann, reafirmou a confiança na vitória de Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas e no trabalho do Conselho Nacional Eleitoral do país, em entrevista ao blog de Andréia Sadi.
A declaração acontece após a divulgação, na noite da segunda-feira (29), de uma nota do partido de reconhecimento ao processo eleitoral venezuelano. De acordo com o comunicado, as eleições no país foram uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.
Segundo Gleisi, a nota da legenda foi “moderada” e “nada efusiva”. O movimento do partido vai de encontro à postura de cautela adotada pelo governo brasileiro e ao silêncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a reeleição de Maduro.
O Brasil ainda não reconheceu a vitória do presidente e aguarda a divulgação da ata do resultado eleitoral. Questionada se não teria sido melhor se o partido também tivesse aguardado esta divulgação, a presidente do PT disse: “Não somos estados nem justiça eleitoral”.
Perguntada se a antecipação do PT em reconhecer as eleições venezuelanas não seria munição para a oposição, ela respondeu que “é da vida. Não vamos nos omitir”.
Sobre o presidente Lula, Gleisi afirmou que não houve diálogo sobre a nota. “Falei com o Partido dos Trabalhadores”.
O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) venezuelano, liderado por um aliado de Nicólas Maduro, anunciou, na madrugada da segunda-feira (29), a vitória do presidente com 51,2% dos votos contra 44% para Edmundo González.
A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%. María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, afirmou que o grupo pode provar ter vencido o pleito realizado no domingo (28).
“Se eles [governo Maduro] entregarem as atas de votação verdadeiras, as que eles publicaram, imprimiram e que são as que nós temos, eles vão ter que ratificar, vão ter que corrigir a verdade que eles viram ontem nas ruas”, declarou Machado em coletiva na segunda-feira (30).
Mais sobre a nota do PT de reconhecimento à reeleição de Maduro
A Executiva Nacional do PT divulgou uma nota na noite da última segunda-feira (29),reconhecendo a reeleição de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela.
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”, diz a nota do Partido Trabalhista.
“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, completa.