O Santander (SANB11) informou na tarde desta segunda-feira (25) que os serviços de aplicativo e internet banking voltaram a funcionar, após 8 horas fora do ar. De acordo com o banco, o problema foi provocado por uma instabilidade no sistema interno.
“Os serviços afetados pela instabilidade sistêmica ocorrida estão sendo restabelecidos gradualmente. O banco lamenta profundamente os transtornos aos clientes, que serão ressarcidos por eventuais cobranças motivadas pela indisponibilidade”, relatou a instituição financeira ao site “UOL”.
O primeiro problema no aplicativo foi notificado às 9h55 (de Brasília), segundo a plataforma DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços on-line. Por volta das 11h30 (de Brasília) eram mais de 1.130 queixas, sendo 75% sobre o aplicativo para pessoa física, 18% sobre o internet banking para PJ e 7% sobre Pix.
Com a instabilidade, os clientes do Santander reclamaram nas redes sociais:
Santander todo dia fora do ar e me fazendo passar vergonha na hora de pagar as coisas. Vontade de processar esse banco!
— Lai tá Quebrada (@LaineSC) July 25, 2022
eu acordando: hj ninguém vai estragar o meu dia
Santander: eu vou sim, tome o app fora do ar
— libriana? (@layaneprisci) July 25, 2022
Santander (SANB11) deve ter resultado morno e pressionado, avalia Genial
No mesmo dia em que seu aplicativo apresentou instabilidade, o Santander (SANB11) teve seus resultados do 2T22 previamente especulados pela Genial Investimentos. De acordo com analistas da empresa, o balanço do banco não deve animar os investidores.
A Genial acredita em um lucro de cerca de R$ 4,4 bilhões para o banco no 2T22, valor acima do consenso do mercado, de R$ 3,9 bilhões, e também acima do lucro líquido do 2T21, de R$ 4,17 bilhões, então o maior patamar histórico do banco.
Os analistas acreditam que o Santander deve apresentar, como fatores de pressão nas operações e lucros no período, um aumento da inadimplência e uma baixa cobertura no seu balanço trimestral, que será divulgado nesta quinta-feira (28), segundo a corretora.