Política

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira conquistou 464 votos dos 513 deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (01) presidente da Câmara dos Deputados, no primeiro turno, com 464 votos dentre os 513 parlamentares que tomaram posse mais cedo. O resultado corresponde ao maior nível de apoio já conquistado por um candidato ao comando da casa legislativa.

O político alagoano derrotou os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obtiveram 21 e 19 votos, respectivamente. Outros 5 deputados votaram em branco.

Ao todo, 20 legendas integraram o bloco de Arthur Lira, com um total de 496 deputados representados. Apenas o Novo (3 deputados) e a federação formada por PSOL e Rede Sustentabilidade (14 deputados) lançaram candidaturas próprias na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN) nesta quarta-feira (01) e foi reeleito presidente do Senado Federal para os próximos dois anos.

Às 18h18 (horário de Brasília), o parlamentar superou a marca de 41 dos 81 votos, derrotando seu adversário do PL. No total, o senador mineiro recebeu 49 dos 81 votos, enquanto Marinho conquistou 32 votos. 

A sessão foi presidida pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), primeiro vice-presidente do Senado Federal.

Pacheco era considerado favorito. Além do apoio do presidente Lula (PT), o parlamentar contava com os apoios de PSD, PT, MDB, PDT, PSB, Cidadania e Rede Sustentabilidade. Marinho contava com o apoio formal do PL, PP e Republicanos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile