Uma nova pesquisa da AtlasIntel para as eleições à prefeitura de São Paulo (SP), divulgada nesta segunda-feira (30), revela um empate técnico entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), a apenas seis dias do primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, realizada entre 24 e 29 de setembro, Guilherme Boulos aparece com 29,4% das intenções de voto no cenário estimulado, levando em conta os votos totais (incluindo brancos, nulos e indecisos). Esse resultado representa uma leve alta de 1,1 ponto percentual em relação ao levantamento da semana anterior.
Por sua vez, Pablo Marçal atingiu 25,4% das intenções de voto, registrando um avanço de 4,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Com a margem de erro máxima de 2 pontos percentuais, Marçal alcançou uma situação de empate técnico com Boulos.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), registra 22,9% das intenções de voto, uma variação positiva de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Dessa forma, ele também permanece em situação de empate técnico com Pablo Marçal.
Isso indica que, se a eleição ocorresse hoje, com base nos dados da pesquisa, não seria possível determinar com certeza quem lideraria o primeiro turno, nem qual candidato enfrentaria Boulos em um eventual segundo turno.
É importante ressaltar, contudo, que a pesquisa da AtlasIntel apresenta resultados diferentes das divulgadas recentemente por outros institutos. Na semana anterior, tanto o Datafolha quanto a Quaest apontaram Nunes numericamente à frente dos concorrentes — o primeiro, com 27% das intenções de voto, em empate técnico com Boulos (25%); e o segundo, com 25%, em um empate triplo com Boulos (23%) e Marçal (20%).
AtlasIntel: Boulos lidera com 28,3%; Marçal e Nunes empatam com 20,9%
O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL Guilherme Boulos lidera a pesquisa de intenção de votos do AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (23). Pelo levantamento, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro, Boulos teve um pequeno ganho, de 28% para 28,3%.
Ainda de acordo com a pesquisa, Pablo Marçal (PRTB) caiu de 24,4% das intenções de votos para 20,9%, enquanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB) cresceu dos 20,1% anteriores para 20,9%. Eles aparecem empatados em segundo lugar.
Tabata Amaral (PSB) oscilou pouco entre os dois levantamentos, de 10,7% para 10,8%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) caiu de 7,2% para 6,9%.
Maria Helena (Novo) aparece com 3,8% das intenções na nova pesquisa, seguida por Altino Prazeres Jr. (PSTU), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) estão com 0,1%.
Um total de 5,8% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar e 2,2% pretender anular ou votar em branco.