A Audi anunciou que realizará um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de veículos em São José dos Pinhais, no Paraná. A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (29). A decisão de voltar a produzir veículos no Brasil depois de mais de um ano de paralisação das atividades foi anunciada em dezembro de 2021, mas sem investimento divulgado.
“A Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso, a empresa se esforçou para retomar a sua produção local, de modo a reforçar sua confiança no país e a confiabilidade junto aos clientes com dois dos seus principais produtos globais. Agradecemos às autoridades brasileiras por estarem junto conosco em mais este importante capítulo de nossa história”, afirmou Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.
De acordo com a companhia alemã, os recursos serão usadas na modernização da linha montagem, que ganhou novas máquinas, equipamentos de controle de qualidade, sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.
O investimento se soma aos R$ 446 milhões já investidos pela Audi desde a criação do programa automotivo Inovar-Auto, em 2012. Dois modelos serão fabricados no Paraná : Q3 e Q3 Sportback 2.0. Ambos os veículos terão motor 2.0 turbo e tração integral quattro.
Os veículos serão montados num sistema de semi-montagem, denominado regime de SKD (Semi Knock Down). Conjuntos de peças e partes do Q3 e Q3 Sportback virão importados da fábrica da Audi na Hungria e serão enviados ao porto de Paranaguá, no Paraná.
A linha da Audi terá inicialmente a capacidade produtiva de quatro mil veículos por ano, em dois turnos. A operadora é do mesmo grupo da Volkswagen, fazendo que ambas compartilhem a mesma fábrica.