Política

B3 fecha contrato de clearing com SL Tools: empréstimo de ativos será realizado através da fintech

Novo modelo de negociação é inédito para a Bolsa de Valores brasileira.

Em nota encaminhada à imprensa nesta sexta-feira (2), a B3 anunciou que fechou um contrato de prestação de serviços de Clearing com a SL Tools, uma fintech especializada na negociação de ativos financeiros.

Graças ao acordo, a principal infraestrutura do mercado financeiro e de capitais brasileiro poderá realizar a liquidação das operações de empréstimo de ativos através da plataforma reservada para isso da fintech.

“Esse é um modelo de negócios inédito em que uma empresa acessa diretamente a clearing da B3”, disse a bolsa de valores oficial do Brasil em trecho da nota.

Isso deve-se ao fato do processo de empréstimo de ativos ser efetuado majoritariamente dentro do mercado de balcão atualmente. Nesse formato, as corretoras, distribuidores ou custodiantes recebem autorização dos clientes finais para oferecer as ações de propriedade desses clientes em operações de empréstimo.

“Acreditamos que esse tipo de serviço baseado no uso da infraestrutura da B3 pode crescer com o amadurecimento e sofisticação do mercado de capitais brasileiro. Há condições para desenvolvermos negócios com novos parceiros em que a bolsa atua como um prestador de serviços de pós negociação ao mercado”, avalia Mario Palhares, Vice-Presidente de Operações– Negociação Eletrônica e CCP da B3, em nota.

“Há condições para desenvolvermos negócios com novos parceiros em que a bolsa atua como um prestador de serviços de pós negociação ao mercado”, concluiu.

Ainda de acordo com o comunicado, as soluções disponibilizadas pela SL Tools fazem o ‘match’ entre os intermediários que emitem a oferta de empréstimos e os investidores que buscam esses ativos.

“A tecnologia inovadora e o conhecimento da SL Tools na negociação de ativos financeiros em parceria com a infraestrutura sólida da B3, vão levar a uma aceleração no lançamento de soluções e no desenvolvimento do mercado”, afirma André Duvivier, CEO da SL Tools.

De agora em diante, haverá uma integração entre a plataforma de empréstimo de ativos da SL Tools e a clearing da B3. Após o ‘match’ entre os clientes da fintech ser concluído, a plataforma repassa as operações para a B3.

Já a clearing analisa os envolvidos e estuda os detalhes da operação para, só após validação, confirmar a aceitação em tempo real e posterior liquidação do negócio.