O BC (Banco Central) divulgou nesta terça-feira o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2023.
De acordo com o BC, não há riscos significativos para a estabilidade financeira no Brasil, com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) mantendo níveis adequados de capitalização, liquidez e provisões para perdas esperadas.
A autoridade monetária ressalta a robustez do sistema bancário, com testes de estresse e liquidez demonstrando sua solidez.
Além disso, o BC destaca que o mercado financeiro percebe uma melhora na economia e na resiliência do SFN.
Segundo dados da Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF), mesmo diante de preocupações com o cenário internacional e o risco fiscal, os agentes financeiros relatam uma melhora na percepção dos ciclos econômicos e financeiros, aumentando a disposição para assumir riscos.
“A confiança na estabilidade do SFN segue elevada, próxima à máxima histórica”, diz o documento.
No resumo executivo, o Banco Central avalia que o cenário externo permanece instável, caracterizado pelos debates em torno do início da flexibilização da política monetária nas principais economias.
Boletim Focus: BC mantém projeções para IPCA, PIB e Selic
O Boletim Focus do BC (Banco Central), divulgado nesta terça-feira (30), manteve as mesmas projeções da semana anterior para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor da inflação no Brasil, para o PIB e para a taxa básica de juros (Selic).
Na última semana, as projeções de 2024 para o IPCA, medidor da inflação no país, não sofreram alterações, permanecendo em 3,73%.
Para 2025, o BC também manteve a expecativa do IPCA em 3,60%, assim como as projeções para 2026 e 2027, que seguiram em 3,50%.