De 8,8% para 9,4%

BC revisa para cima projeção de crescimento do crédito em 2024

O RTI justifica esse aumento nas projeções devido à surpreendente performance dos dados do quarto trimestre

BC eleva projeção de crescimento em 2024
BC eleva projeção de crescimento em 2024 (Foto: Freepik)

O BC (Banco Central) revisou para cima suas projeções de crescimento do estoque de crédito para o ano de 2024, conforme revelado no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado na manhã desta quinta-feira (28). A estimativa para o crescimento nominal total passou de 8,8% para 9,4%.

No segmento de pessoas jurídicas, a projeção de crescimento foi ajustada de 7,7% para 8%, enquanto para pessoas físicas subiu de 9,4% para 10,2%. Quanto ao crédito livre, a projeção passou de 8,1% para 8,9%, e para o crédito direcionado, de 9,7% para 10%.

De acordo com o BC, o RTI justifica esse aumento nas projeções devido à surpreendente performance dos dados do quarto trimestre, que, segundo o relatório, abrangeu concessões mais elevadas e recuo da inadimplência, e a revisão para cima na projeção de crescimento da economia.

O relatório aponta que as novas estimativas ainda sugerem um aumento gradual no ritmo de crescimento do crédito, alinhado com a fase de flexibilização da política monetária iniciada em meados de 2023.

O BC iniciou o ciclo de redução da taxa Selic em agosto do ano passado, reduzindo-a de 13,75% ao ano para a taxa atual de 10,75%.

BC eleva previsão de crescimento da economia

O BC elevou sua previsão de crescimento econômico para 2024, revisando o PIB de 1,7% para 1,9%. Essa revisão moderada reflete o dinamismo um pouco maior do que o esperado no início do ano, conforme indicam os dados econômicos.

“A revisão reflete, principalmente, dinamismo ligeiramente maior do que o esperado da atividade econômica no início do primeiro trimestre. Sob a ótica da oferta, esperam-se recuo da agropecuária, após alta expressiva em 2023, e crescimentos de magnitudes semelhantes entre si e não muito distantes dos ocorridos em 2023, para indústria e serviços”, diz o texto.

Por outro lado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou na terça-feira (26) a possibilidade de revisar as projeções da pasta para o PIB deste ano.

Atualmente, a previsão do ministério é de um crescimento econômico de 2,2% em 2024, com uma inflação estimada em 3,5%.