Banco Central

Pix tem recorde de 252 milhões de transações em um único dia

O BC também revelou que as transações realizadas no dia geraram um volume financeiro de R$ 162,9 bilhões

Foto: Marciobnws/Shutterstock
Foto: Marciobnws/Shutterstock

O Banco Central (BC) atingiu, na última sexta-feira (20), um novo recorde de transações realizadas por meio do Pix, com um total de 252,1 milhões de transferências, conforme anunciado nesta segunda-feira pela instituição.

O recorde de transações anterior havia sido registrado em 6 de dezembro, com 250,2 milhões de transações. O BC também revelou que as 252,1 milhões de transações realizadas no dia geraram um volume financeiro de R$ 162,9 bilhões.

Facilidade nos pagamentos mensais com o PIX

Em outubro deste ano, o Banco Central lançou uma nova modalidade do PIX: o PIX Agendado Recorrente.

Com essa opção, é possível agendar pagamentos de valores fixos para serem realizados automaticamente, sempre na mesma data de cada mês, facilitando a gestão financeira.

Essa funcionalidade é especialmente útil para quem paga aluguel diretamente a uma pessoa física e deseja automatizar os pagamentos mensais, mas também pode ser usada para pagar profissionais autônomos, tanto os que operam como pessoa física quanto os que possuem CNPJ, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, por exemplo.

Pix automático

O lançamento do PIX Automático, inicialmente previsto para outubro deste ano, foi adiado para 16 de junho de 2025.

Essa modalidade permitirá o agendamento de pagamentos automáticos de cobranças recorrentes, como:

  • contas de água e luz;
  • mensalidades de escolas e faculdades;
  • taxas de academias;
  • pagamentos de condomínio;
  • parcelamentos de empréstimos.

O objetivo do PIX Automático é possibilitar que os clientes agendem antecipadamente os pagamentos para empresas, de forma mais prática. Atualmente, esse tipo de pagamento pode ser feito por meio de débito automático, mas exige que as empresas firmem parcerias com bancos específicos.

O Banco Central acredita que o PIX Automático tem o potencial de atingir um público maior, uma vez que não dependerá dessas parcerias entre bancos e empresas, facilitando o processo para todos os usuários.