
Usuários do Pix relataram instabilidade no sistema nesta segunda-feira (20). Segundo o site Down Detector, que monitora o funcionamento de plataformas online, as primeiras reclamações começaram por volta das 4h da madrugada (horário de Brasília) e se intensificaram ao longo da manhã.
Em nota, o BC (Banco Central) informou que “os sistemas administrados pelo BC funcionam normalmente” e que segue monitorando o desempenho das instituições participantes do sistema de pagamentos instantâneos.
Segundo a Agência Brasil, usuários de diferentes regiões do Brasil relataram interrupção de transferência e pagamento. O volume de notificações atingiu 160 relatos por minuto às 11h30, 176 às 11h40 e chegou ao pico de aproximadamente 272 reclamações por minuto às 14h17.
A falha também foi observada em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Recife.
Houve um aumento expressivo nas buscas na internet por termos relacionados ao Pix e a fintechs, mas os bancos tradicionais – como Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal – também tiveram aumento nas queixas. No Banco do Brasil, as reclamações aumentaram durante a manhã, mas se normalizaram durante a tarde.
Instabilidade coincide com a pane no sitema AWS, da Amazon.
Amazon resolve pane na nuvem; serviços retomam
A AWS (Amazon Web Services) informou, na manhã desta segunda-feira (20), que conseguiu mitigar a instabilidade que afetou seus serviços nas primeiras horas do dia. A falha impactou produtos como Alexa, Prime Video, o site da Amazon e outros sistemas que dependem da nuvem da companhia como Mercado Livre, Disney e Roblox.
Em comunicado divulgado por volta das 8h (horário de Brasília), a AWS afirmou que o problema estava relacionado ao DNS, responsável por converter nomes de sites em endereços IP. “O problema subjacente de DNS foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS estão sendo bem-sucedidas normalmente agora”, declarou a empresa.
Apesar disso, a AWS alertou que “algumas requisições podem estar sendo limitadas” enquanto o processo de normalização completa continua. Serviços como CloudTrail e Lambda, usados por desenvolvedores para monitoramento e execução de aplicações, ainda processam um acúmulo de eventos (backlog), reflexo do tempo de instabilidade.