Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deve ser a responsável por escolher os comandos do Banco do Brasil (BBAS3) e da Caixa Econômica Federal, segundo apuração do jornal “Folha de S. Paulo”. A reportagem disse que assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegam que a prerrogativa é um modo de compensá-la por não assumir outro cargo no governo.
Ainda segundo o jornal, a presidente do PT faz questão de aumentar a participação feminina no governo Lula. Ela ainda se posiciona a favor de que mulheres assumam a presidência do Banco do Brasil e da Caixa.
Entre os nomes cotados para a administração do BB estão Taciana Medeiros, ex-administradora da Petros, Ana Cristina de Vasconcelos, executiva do BB Previdência, e ngela Beatriz de Assis, presidente da BrasilPrev.
Para a Caixa, a ex-presidente do banco, Maria Fernanda Coelho, era um nome certo para liderar a instituição, mas ela foi anunciada recentemente como secretária-executiva da Secretaria Executiva da Presidência da República.
Com isso, outro nome entrou no páreo, o de Tatiana Tomé de Oliveira, vice-presidente de Governo da Caixa.
Lula afirmou que mulheres comandarão o Banco do Brasil e a Caixa
Nesta quinta-feira (29), além de anunciar o restante dos nomes que irão compor o alto escalão do governo, Lula afirmou que tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa serão presididos por mulheres. Mesmo assim, o petista ainda não revelou os nomes.
No discurso, o futuro presidente, que assume o cargo no domingo (01), disse que “o Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Pois nós vamos provar que uma mulher pode ser melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”.
Por volta das 17h (horário de Brasília) desta quinta, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) operavam em leve alta de 0,23%, a R$ 34,75.