Política

Biden quer se encontrar com Lula rapidamente

Equipe de Biden esteve em contato com equipe do futuro presidente brasileiro

O presidente dos EUA, Joe Biden, procura uma oportunidade próxima para se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente no final de outubro, disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, na última quinta-feira (10).

Sullivan disse que esteve em contato com membros de alto escalão da equipe de Lula. Com isso, planos estão sendo formulados para encontros presenciais entre os presidentes dos dois países.

Ainda segundo o conselheiro, há avaliações para decidir se os americanos devem viajar para o Brasil ou se receberão a equipe de Lula em Washington.

Entre os possíveis temas para o encontro, Sullivan comentou a ajuda para proteger a Amazônia e a relação do Brasil com a guerra da na Ucrânia.

Após a eleição de Lula, Biden ligou na tarde da segunda-feira (31) para o presidente eleito. Além de parabenizá-lo pelos resultados das eleições, Biden e Lula conversaram sobre a democracia brasileira após o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o governo norte-americano, a ligação durou 20 minutos.

Ainda, Biden conversou com o petista sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e inclusão. “O presidente Joseph R. Biden Jr. conversou hoje com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, para parabenizá-lo por sua eleição. Durante a videoconferência, o presidente Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis”, disse o texto divulgado pelo governo.

Segundo o comunicado, Biden e Lula discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo as mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional.