Política

Biden e Macron ligam para Lula; veja

Biden e Lula conversaram sobre combate à fome e mudanças climáticas

O presidente dos EUA, Joe Biden, ligou na tarde desta segunda-feira (31) para o presidente eleito, no último domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de parabenizá-lo pelos resultados das eleições, Biden e Lula conversaram sobre a democracia brasileira após o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o governo norte-americano, a ligação durou 20 minutos.

Ainda, Biden conversou com o petista sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e inclusão. “O presidente Joseph R. Biden Jr. conversou hoje com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, para parabenizá-lo por sua eleição. Durante a videoconferência, o presidente Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis”, disse o texto divulgado pelo governo.

“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo as mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, apontou o comunicado.

Mais cedo, Emmanuel Macron, presidente da França, divulgou um vídeo, nas redes sociais, de ligação que fez para cumprimentar Lula após a vitória. No trecho, é possível perceber que os dois conversaram com o auxílio de tradutores intérpretes.

“Estamos vivendo um dia muito feliz porque conseguimos resgatar a democracia”, disse Lula. Macron se disse satisfeito por “relançar a parceria estratégica à altura da história” de França e Brasil.

A parceria entre os dois países ficou abalada após um comentário de Bolsonaro sobre a primeira-dama francesa. Na ocasião, o então presidente brasileiro respondeu a um comentário de um seguidor que fazia uma comparação entre as duas primeiras-damas. 

“Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro? É inveja presidente do Macron pode crê (sic)”, dizia a postagem. Bolsonaro respondeu: “Rodrigo Andreaça não humilha kkkkk”, e logo após apagou a resposta. 

Segundo aceno de Biden a Lula

A ligação entre o presidente norte-ameircano e Lula foi o segundo aceno dos EUA ao Brasil. No próprio domingo (30), o governo de Biden divulgou um texto para felicitar Lula pela vitória.

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse Biden em comunicado.