Política

Bolsonaro assina Medida Provisória que libera venda direta do etanol

A MP deverá ser aprovada pelo Congresso dentre os próximos 120 dias

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou na manhã desta quarta-feira (11) uma Medida Provisória (MP) que autoriza a venda do etanol direto das usinas para os postos de combustível.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto que ocorreu para oficializar a liberação para que produtores ou importadores de etanol hidratado possam vender diretamente para postos de combustíveis, contou com a participação de representantes do setor produtivo, além de ministros, como o da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Com autorização da medida provisória, apesar de ter força de lei, prática vai ser autorizada por uma medida provisória, que tem força de lei, precisará ser aprovada pelo Congresso dentre os próximos 120 dias.

O objetivo do governo é propiciar maior eficiência logística para o setor, de maneira que além do barateamento do combustível, incentive a competitividade, promovendo a abertura do mercado e beneficiando o consumidor final.

“Após 20 anos, esperamos que, até 2022, até oito novos agentes comecem a atuar no segmento de refino, competindo entre si e com a Petrobras e importadores, fornecendo produtos a distribuidores e revendedores, impactando na dinâmica de todas as etapas da comercialização”  afirma o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile