Política

Bolsonaro será ausência na cúpula do G20 na Indonésia

Vladimir Putin, da Rússia, e Andres Manuel Obrador, do México, completam a lista de ausentes

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, neste sábado (12), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) será ausência na cúpula de líderes do G20. O encontro acontece nos próximos dias 15 e 16 de novembro, em Bali, na Indonésia. As informações são do jornal “Valor Econômico”. 

Os outros dois líderes ausentes na cúpula do G20 serão Vladimir Putin, da Rússia, e Andres Manuel Obrador, do México. Todos eles serão representados por ministros de relações exteriores de seus respectivos países.

“A delegação do Brasil à 17ª Cúpula do G20, em Bali, será chefiada pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França’’, informou o Itamaraty. 

Rumores em Brasília já antecipavam que Bolsonaro poderia não aparecer na cúpula dos líderes do G20, após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo pleito.

Com a ausência de Bolsonaro, o ministro Carlos França representará o Brasil no encontro que terá a presença de líderes de grandes nações, como Joe Biden, EUA, e Xi Jinping, da China.

Bolsonaro está assimilando derrota, segundo ministro Fábio Faria

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou, nesta semana, que Bolsonaro está “assimilando” a derrota nas urnas para Lula. Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, Faria disse que o atual presidente está “tentando entender o que aconteceu” e “o que ele vai fazer nos próximos dias para frente”.

“Ele é um ser político. Antes de ser presidente, Bolsonaro ficou 28 anos como deputado. Saiu do baixo clero para virar presidente da República, algo que ninguém nunca tinha visto. Eu acho que neste momento agora ele está assimilando”, disse Faria em entrevista ao jornal.