Política

Bolsonaro participa de cerimônia da troca de bandeira em Brasília

A troca de bandeira é realizada conforme a Lei nº 5.700, de 1971

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste domingo (4), da cerimônia da troca de bandeira, em Brasília. O evento marca o início das comemorações da Semana da Pátria, que acontece nos dias que antecedem o 7 de setembro. 

O atual presidente apareceu no evento acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além do vice-presidente Hamilton Mourão e do general Walter Braga Neto (vice na campanha de Jair Bolsonaro para as eleições 2022). 

Bolsonaro não tem agenda de campanha neste domingo e sua participação na troca de bandeira também não estava prevista em sua agenda oficial. O atual chefe do Executivo cumprimentou seus apoiadores e tirou fotos com as pessoas que acompanharam a troca de bandeira em Brasília.

A troca de bandeira é realizada conforme a Lei nº 5.700, de 1971, que trata sobre a forma e apresentação dos símbolos nacionais. 

A bandeira, segundo a lei citada, deve ser hasteada em órgãos públicos às 8h, exceto no Dia da Bandeira, quando o hasteamento é realizado às 12h, com solenidades especiais. A bandeira nacional tem 286 metros quadrados e fica a 100 metros do chão e representa o “símbolo mais importante da Nação, a representação do patriotismo”.

Bolsonaro ultrapassa Lula com 40% no 1º turno, aponta Modalmais

O atual presidente Jair Bolsonaro ultrapassou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em intenções de votos para o primeiro turno, de acordo com uma pesquisa realizada pela Modalmais/Futura, divulgada na última quinta-feira (1). Em um cenário para o 1º turno, a pesquisa aponta Bolsonaro com 40,1% das intenções de voto, enquanto Lula fica com 36,9%.