Mirando 2026

Bolsonaro diz que 'o que acontece lá, acontece aqui', sobre Trump

O ex-presidente tentará reaver o passaporte, retido desde fevereiro, para comparecer à posse de Donald Trump no dia 20 de janeiro

Jair Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a vitória de Donald Trump nos EUA, em entrevista à Folha de S. Paulo, e disse que “tudo o que acontece lá, acontece aqui”. Bolsonaro afirmou ainda que irá solicitar junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) liberação para comparecer à posse de Trump, em 20 de janeiro, em Washington.

O passaporte do ex-presidente está retido desde fevereiro deste ano, por ondem do ministro Alexandre de Moraes, devido à investigação sobre os atos golpistas em 8 de janeiro. “Vou peticionar ao Alexandre [de Moraes]. Ele decide”, disse Bolsonaro.

Segundo apuração do jornal O Globo, aliados de Bolsonaro entrarão em contato direto o ministro Alexandre de Moraes para tentar convencê-lo a liberar o documento para que o mesmo compareça à posse de Trump. Jair Bolsonaro teria ainda recorrido a Michel Temer (MDB) para tentar reaver o passaporte, segundo o jornal.

À Folha, Bolsonaro disse que não descarta o nome do também ex-presidente para vice em 2026. “Ele [Temer] é garantista, é um ex-presidente”, destacou.

Bolsonaro parabeniza Trump por eleição: ‘triunfo histórico’

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições dos EUA. No X, antigo Twitter, Bolsonaro chamou Trump de “amigo” e eleição de “triunfo histórico”.

Na homenagem, o ex-presidente do Brasil afirmou que Trump enfrentou “processo eleitoral brutal em 2020” e “perseguição judicial injustificável”. Bolsonaro disse ainda que espera que a vitória do republicano “inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”.

Confira o pronunciamento completo

“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”

“Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à Presidência da República dos Estados Unidos da América para completar sua missão: restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade”

“Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica que marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições”

“Este triunfo é histórico, um marco que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia. Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países”

“Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades”

“Que nossa nação retome o seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e de seus valores, sem a mácula da censura e do abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos”

“Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino”

“Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados”.


Acesse a versão completa
Sair da versão mobile