O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou solidariedade a Donald Trump, alvo de ataque a tiros na noite de sábado (13).
Através das redes sociais, Bolsonaro disse que espera a “pronta recuperação” de Trump e que eles se verão na posse do republicano, que está na corrida para vencer as eleições em novembro, contra o atual presidente Joe Biden.
No X (antigo Twitter), usuários responderam à declaração de Bolsonaro com o argumento de que este estaria proibido de sair do país, visto que precisou entregar o passaporte em fevereiro, após virar alvo de investigação por tentativa de golpe de Estado. Logo, não poderia encontrar Trump na posse, se ele vencer as eleições.
Por ser ex-presidente, Bolsonaro não possui apenas o passaporte comum, mas também tem direito ao documento diplomático. Entretanto, especialistas dissem ao jornal O Globo que o político também precisaria entregar o passaporte diplomático às autoridades.
Atentado a Trump: atirador era registrado como republicano
De acordo com o FBI, o homem responsável pelo atentado a Donald Trump na noite de sábado (13) é Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Ele foi morto logo após ter realizado cerca de oito disparos no comício de Trump.
Crooks vivia no distrito de Bethel Park, na Pensilvânia, segundo o FBI. De acordo com uma listagem no banco de dados de eleitores, ele foi registrado para votar como republicano. A eleição de 2024 seria a primeira em que ele teria idade para votar.
Apesar da ligação com os republicanos, registros da Comissão Eleitoral Federal dão conta de uma doação de US$ 15 a um comitê de ação política alinhado aos democratas, em 2021, no nome de Thomas Crooks.
Procurado pela CNN na noite de sábado (13), o pai de Crooks, Matthew Crooks, disse que estava tentando descobrir “o que diabos está acontecendo”, mas que “esperaria até falar com a polícia” antes de falar sobre seu filho.
Trump foi atingido de raspão na orelha. Antes de ser retirado pela equipe de segurança, o ex-presidente disse “Espere, espere” e ergueu o punho, acenando para a plateia. Ele repetiu a palavra “Lutem” três vezes.