Política

Brasil quer aumentar exportação para União Africana

O Brasil realizará esforços para expandir o mercado a pedido do presidente Lula (PT). O presidente visitou líderes do continente africano.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSDB), anunciou na sexta-feira (23), que o Brasil realizará esforços para expandir o mercado de carne para a União Africana. A declaração foi feita em um evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso.

A pasta sinalizou que a iniciativa foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, durante o encontro com líderes de países africanos, identificou a oportunidade comercial na região. 

“O ministro Carlos Fávaro explicou que a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira”, disse o ministério em nota, no sábado (24), de acordo com o Suno.

O Brasil já abriu 5 novos mercados somente em 2024. Conforme a pasta sinalizou, em 2023 ocorreram 78 aberturas em 39 países, superando os dados dos últimos quatro anos.

Brasil: Lula quer aliança de América Latina e África em transição energética

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez uma análise, no último domingo (18), da sua visita ao continente africano, descrevendo-a como uma das mais significativas já realizadas por ele.

O chefe de estado ressaltou a importância do continente africano em nossa história, cultura, linguagem, expressão musical e diversidade étnica. Além disso, enfatizou que a África representa um vasto horizonte de possibilidades para o futuro.

“Para mim, essa é uma das viagens mais importantes que eu fiz e certamente de todas que eu farei. Essa continua sendo uma reunião extremamente importante porque eu pude falar para quase a totalidade dos países africanos de uma única vez”, ressaltou.

Lula advogou pela formação de uma sólida parceria entre os países da América Latina e da África em relação à transição energética, destacando também a agricultura sustentável como uma das prioridades para a cooperação entre as duas regiões.