Política

BTG/FSB: Bolsonaro se aproxima de Lula no primeiro turno

Segundo a BTG/FSB, o atual presidente oscilou para cima, chegando a 35%, enquanto o ex-presidente tem 41%

Jair Bolsonaro (PL) segue diminuindo a distância para Lula (PT) na disputa em primeiro turno. De acordo com a pesquisa BTG/FSB, divulgada na manhã desta segunda-feira (12), o atual presidente oscilou para cima, chegando a 35%, enquanto o ex-presidente tem 41%. 

A pesquisa BTG/FSB também aponta um empate técnico entre Ciro Gomes (PDT), 9%, e Simone Tebet (MDB), com 7%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada.

José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) tiveram juntos 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 2%. Não sabem ou não responderam são 1%. E não vão votar em nenhum candidato, 3%.

Pablo Marçal (Pros) registrou 1% das intenções de voto no levantamento anterior. Neste, seu nome não foi listado, já que teve a candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Em relação à rodada anterior do levantamento, Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Bolsonaro oscilou um para cima. A distância entre os dois principais candidatos caiu de 8 para 6 pontos. Ciro Gomes e Simone Tebet oscilaram 1% cada, ambos para cima.

BTG/FSB: Bolsonaro perde para os três concorrentes em 2º turno

Nos cenários testados para segundo turno, o candidato do PT vence o atual presidente por 51% a 38%. Bolsonaro também perde para Ciro Gomes, por 50% a 38%, e para Simone Tebet, por 48% a 40%.

Leia também: Alckmin deve liderar Economia em eventual governo Lula, diz analista

A pesquisa também avaliou em quem votariam os eleitores que, no primeiro turno, declararam voto a outros candidatos nas Eleições 2022.

A base de eleitores de Ciro Gomes (PDT) é quem mais daria votos para Lula, 48% dos seus eleitores votariam no petista.

Já os que votaram em Tebet, 42% do seu eleitorado migraria para o ex-presidente.

Enquanto isso, Bolsonaro captaria 16% dos votos de Ciro no segundo turno e 17% dos votos de Tebet. 

A Pesquisa BTG/FSB consultou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-06321/2022.