A pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (26), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou um ponto para cima, atingindo 45%, enquanto que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 35% das intenções de voto.
Com isso, segundo a pesquisa BTG/FSB, a distância entre as intenções de voto em Lula e Bolsonaro para o 1° turno oscilou dentro da margem de erro, e ficou em 10 pontos. No último levantamento, a distância era de 9 pontos percentuais.
A última semana do primeiro turno das eleições marca, segundo a pesquisa, a maior distância já registrada entre os candidatos em seis semanas de levantamento. No último dia 15 de agosto, Lula e Bolsonaro estavam distantes 11 pontos percentuais.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na pesquisa com 7% das intenções de voto; Simone Tebet (MDB) tem 4%; e quem tem intenção de votar em outros candidatos representa 4% dos eleitores.
BTG/FSB: Lula venceria Bolsonaro em 2º turno
Em um segundo turno das Eleições 2022, em que o embate seja entre Lula e Bolsonaro, a vantagem é do petista, que marca 52% das intenções de voto.
O atual presidente acumularia 40% dos votos. O cenário se mantém estável em relação a última semana, com oscilações positivas de 1 ponto para ambos os candidatos, dentro da margem de erro.
O levantamento também avaliou em quem os eleitores de outros candidatos votariam em um eventual segundo turno entre os líderes da pesquisa.
A base de eleitores de Ciro Gomes (PDT) é quem mais daria votos para Lula, 45% dos seus eleitores votariam no petista. Na última semana, 57% dos eleitores confirmaram votar no candidato do PT neste cenário.
Simone Tebet (MDB) teria 39% do seu eleitorado migrando voto para o ex-presidente, ante 32% que afirmaram o mesmo na semana anterior.
Enquanto Bolsonaro captaria 27% dos votos de Ciro, aumento ante os 21% da última pesquisa, e 25% dos votos de Tebet, frente 28% no último estudo.
A pesquisa BTG/FSB entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais.