Cúpula do Clima

Câmara aprova sede simbólica do governo em Belém na COP30

Mudança simbólica destaca papel da Amazônia na agenda ambiental durante a conferência da ONU em novembro

 Obras do Parque da Cidade avançam para a Cop 30 (Foto: Divulgação / Acervo Estrutura Pará)
Obras do Parque da Cidade avançam para a Cop 30 (Foto: Divulgação / Acervo Estrutura Pará)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), por 304 votos a 64, um projeto que autoriza a transferência simbólica da capital federal para Belém (PA) durante a realização da COP30, marcada para 11 a 21 de novembro. A proposta segue agora para análise do Senado.

Pelo texto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar temporariamente em Belém para a condução de atividades institucionais e governamentais.

Atos e despachos do presidente da República e de ministros assinados nesse período serão datados no município.

A medida ainda depende de regulamentação do Executivo, que deverá definir os procedimentos administrativos, operacionais e logísticos da mudança.

Autora do projeto, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que a iniciativa “reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional”.