Roberto Campos Neto/
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Roberto Campos Neto/ Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Roberto Campos Neto, ex-presidente do BC (Banco Central) entre 2019 e 2024 e chefe global de Políticas Públicas do Nubank, disse esperar que “em breve” o Brasil tenha um presidente reformista como foi o ex-chefe do Executivo Michel Temer (MDB).

Campos Neto defendeu uma administração que “tenha coragem de fazer” as mudanças necessárias para o Brasil, mesmo sem citar de forma direta o atual governo Lula (PT).

No governo Temer (2016-2018) que foi aprovada a reforma trabalhista, a reforma do ensino médio e a implementação do teto de gastos, por exemplo. Ainda no período de governo do emedebista iniciaram as tratativas para uma discussão da reforma da Previdência, porém só acabou sendo realizada no governo Bolsonaro (PL).

“Não poderia deixar de mencionar o presidente Temer, um dos presidentes mais reformista que tivemos. Esperamos em breve, quem sabe, vamos ter um presidente que tenha coragem de fazer as reformas necessárias”, disse Roberto Campos Neto ao encerrar sua apresentação em um painel do evento Lide Brasil Reino Unido Fórum, em Londres.

Fintechs e bancos tradicionais

O ex-chefe da autoridade monetária nacional voltou a defender as fintechs, afirmando que essas empresas fizeram “três vezes” mais para a inclusão digital do que os bancos tradicionais.

Uma das ideias da pasta econômica do atual governo para o aumento da arrecadação federal é elevar os impostos para fintechs. O presidente Lula é a favor da proposta, que o governo tentou progredir, entretanto o Congresso Nacional acabou derrubando a proposta no início de outubro.