Política

Ciro Gomes diz que pretende "parar por aqui" após eleiçoes 2022

Ciro Gomes disputa a presidência da República pela quarta vez

Disputando a presidência pela quarta vez, Ciro Gomes (PDT) afirmou que não deve concorrer a novos cargos políticos após o término das eleições deste ano. 

“Pretendo parar por aqui”, afirmou, em rápida coletiva de imprensa, após votar na manhã deste domingo (2). Ainda de acordo com Ciro, a decisão de se “aposentar” se deu por dois motivos. 

“Primeiro, se eu vencer, pretendo propor o fim da reeleição; segundo, se eu perder, quero ajudar a juventude a pensar as coisas, sem a suspeição de uma candidatura”, explicou o pedetista. 

No entanto, ele ainda deixou em aberto uma remota possibilidade de seguir tentando chegar ao Palácio da Alvorada. “É claro que isso pode mudar, mas já estou com 64 anos, entrando nos 65. Talvez, seja hora de eu curtir minha família, meus netos, meus lindos filhos”. 

Ciro Gomes derrete e pode perder 4º lugar

O pedetista tentou, novamente, se apresentar como uma terceira via aos eleitores. No entanto, o embate Lula (PT) e Bolsonaro (PL) foi mais forte e o pleito se mostrou polarizado desde o início. 

Ciro iniciou a campanha com cerca de 8% das intenções de voto, mas perdeu força no último mês, a ponto de chegar a este domingo (02) de primeiro turno em situação de empate técnico com Tebet, ambos na casa dos 5%. 

De acordo com o “MoneyTimes”, analistas políticos apontam que Ciro foi drenado sobretudo por Lula, já que ambos estão à esquerda do espectro político, e a campanha petista investiu no voto útil para tentar vencer sem a necessidade do segundo turno.

Na rápida coletiva, após votar, Ciro Gomes deixou um tom melancólico de despedida, ao dizer que “talvez esteja ultrapassado para este tempos”.