As comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR) promovem reunião conjunta, na quinta-feira (22), para ouvir o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4) Jean Paul Prates. O assunto principal é a política de preço dos combustíveis da estatal.
O ex-senador Jean Paul Prates deverá explicar aos senadores o fim do PPI, a paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional, medida anunciada pela empresa no mês passado.
O requerimento de convite a Prates é de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Ele lembra que a política de paridade de importação (PPI) foi praticada nos últimos seis anos. Por essa regra, observa Vieira, “as oscilações externas [de preços] refletiam direta e automaticamente no mercado interno”.
De acordo com a Petrobras, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”. A “nova estratégia comercial” da empresa adota duas referências do mercado para a composição dos preços: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras, explica o senador.
A reunião começa às 9h na sala 3 da Ala Alexandre Costa.
Petrobras (PETR3): Prates reforça posicionamento sobre caso Braskem
O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, comentou sobre a situação da venda da Braskem (BRKM5) e disse que não irá se posicionar por enquanto, de acordo com ele, a petroleira tem trabalhado internamente no caso. “Temos mantido posição inerte, embora internamente estejamos trabalhando”.
Prates afirma que a Petrobras vai se posicionar em outra ocasião, “A decisão vai ser tomada no devido momento”, disse. Ele também afirmou que a estatal está tranquila quanto à situação. “Temos direito de preferência, estamos confortáveis”.
Petrobras (PETR4) diz não ter decisão sobre oferta pela Braskem
Após o fechamento da bolsa de valores brasileira na terça (13), a Petrobras (PETR3;PETR4) emitiu comunicado ao mercado se manifestando sobre uma nova oferta pela Braskem (BRKM5), feita pela Unipar (UNIP6).