Política

Congresso decide reforma tributária este ano

Segundo Lira e Pacheco, o resultado sendo positivo ou negativo sobre o texto, a expectativa é de se alcançar uma conclusão sobre a proposta.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) garantiram nesta terça-feira (30) que será votado ainda esse ano pelo Congresso Nacional a pauta da reforma tributária. Segundo Lira e Pacheco, o resultado sendo positivo ou negativo sobre o texto, a expectativa é de se alcançar uma conclusão sobre a proposta.

Os dois presidentes afirmaram também que não permitirão o rompimento do teto de gastos, um compromisso assumido desde fevereiro, quando foram eleitos.

De acordo com os líderes dos poderes, a reforma tributária é o tema da agenda legislativa que causa mais divergências, além das duas Casas do Congresso, a discordância também acontece entre o parlamento e o governo federal, entre a União e os Estados e municípios e os vários setores da economia. 

As  mudanças no Imposto de Renda e a taxação de dividendos tem sido alvo de críticas do setor privado, que teme o aumento da carga tributária, pontos esses propostos pelo governo federal com a finalidade de liberar espaço no teto para custear o novo programa social de transferência de renda que irá substituir o Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile