Com o fim das eleições presidenciais dos EUA se aproximando, uma preocupação crescente tem surgido entre o governo, a mídia em Nova York e as redes sociais no Vale do Silício: o que acontecerá se Donald Trump se declarar vitorioso antes do resultado final?
Os resultados da disputa podem começar a ser delineados na noite desta terça-feira (5), e as pesquisas indicam que Trump tem uma chance considerável de vitória em sua batalha contra Kamala Harris.
Entretanto, com a possibilidade de a contagem dos votos finais se estender por dias, especulações e preparações aumentaram, especialmente devido a preocupações sobre uma possível autoproclamação prematura de vitória por parte de Trump.
O maior receio é uma repetição do cenário de 2020, quando o então presidente declarou, falsamente, que havia vencido a eleição e acusou de fraude o sistema de contagem ainda em andamento nos EUA.
Essas alegações definiram o tom das semanas seguintes, que viram desafios legais fracassados movidos por aliados de Trump e culminaram na invasão do Capitólio dos EUA por seus apoiadores, em uma tentativa de interromper a certificação da vitória de Joe Biden. As informações são do “Valor”.
Trump vota na Flórida e diz estar ‘muito confiante’ sobre a vitória
O candidato republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, votou na tarde desta terça-feira (5), acompanhado de sua esposa, Melania Trump, em uma seção eleitoral em West Palm Beach, na Flórida.
“Estou muito confiante na vitória”, disse Trump aos jornalistas. A corrida eleitoral para a presidência dos EUA é uma das mais disputadas dos últimos anos. Atualmente, a vice-presidente e também candidata democrata, Kamala Harris, invejou seu voto pelo correio, como declarou no último domingo (27).
Trump afirmou que será “o primeiro a considerar” os resultados da eleição, desde que o processo seja “justo”. O republicano também garantiu que não orientará seus apoiadores a recorrerem segundo à violência caso perca, pois, ele, “não são pessoas violentas”.