O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pode ler nesta terça-feira (16) o requerimento de abertura da quinta CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso na atual legislatura.
O texto trata sobre a investigação de esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptoativos. O pedido de criação do colegiado, que não tem prazo máximo para ser lido, foi apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
De acordo com o requerimento apresentado pelo parlamentar carioca, existem mais de 200 empresas suspeitas de operar pirâmides financeiras com criptomoedas no país, sendo a mais notória delas a paraibana Braiscompany, acusada de um golpe superior a R$ 1 bilhão.
O documento assinado por Aureo detalha que a CPI das criptomoedas terá como objetivo principal “investigar indícios de operações fraudulentas sofisticadas na gestão de diversas empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio da gestão de criptomoedas. Essas empresas são acusadas de divulgar informações falsas sobre projetos ou serviços, além de fazer promessas de rentabilidade anormalmente alta ou garantida”.
Já tramitam na Casa a comissão do 8 de janeiro –formada por deputados e senadores–, na Câmara, aguardam a instalação das CPIs que vão investigar o rombo da Americanas (AMER3), manipulação de apostas esportivas e a atuação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Americanas: Câmara instala CPI para apurar fraude fiscal
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), leu, no final de abril, o requerimento que viabilizou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a fraude fiscal nas Americanas (AMER3).
O requerimento para criação da CPI da varejista foi apresentado por André Fufuca (PP-MA). O deputado quer a investigação das inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A. realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores. Essa comissão será composta de 27 membros titulares e igual número de suplentes. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do BP Money.
Também foram anunciadas por Lira as comissões de inquérito que investigarão a manipulação de resultados em partidas de futebol e as atividades do Movimento dos Sem Terra (MST).