Política

Datafolha: Lula tem 51% dos votos válidos, ante 35% de Bolsonaro

Lula tem 51% dos votos válidos e mantém chance de vencer no 1º turno

O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (18) a mais recente pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% dos votos válidos no 1º turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 35%.

Logo após Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) registra 8% dos votos válidos. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo.

Lula registrou 47% das intenções de voto, mesmo percentual registrado na última pesquisa do Datafolha, realizada em julho.

Bolsonaro registrou 32%, três pontos a mais em relação à última pesquisa do Datafolha. Durante o período, a Petrobras (PETR4) anunciou queda nos preços dos combustíveis, além do Auxílio Brasil começar a ser pago.

Ciro, por sua vez, segue estagnado nos 7%. É terceira vez que Ciro tenta conquistar o cargo de presidente do Brasil. 

Veja percentuais completos da pesquisa (em votos válidos):

Lula (PT): 51%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (PROS): 1%

Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

O Instituto Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades entre terça-feira (16) e quinta-feira. A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

Genial/Quaest: Lula lidera pesquisa com 45%; Bolsonaro tem 33%

Na quarta-feira (17), a pesquisa Genial/Quaest apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida presidencial. O candidato do PT tem 45% das intenções de voto e, segundo o instituto, poderia vencer já no primeiro turno. Logo atrás vem o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33% da preferência do eleitor. 

De acordo com a Genial/Quaest, Tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram positivamente um ponto em relação à última pesquisa e estão separados por 12 pontos percentuais.

Os números apresentados pela pesquisa reforçam um cenário de estabilidade para o início da campanha eleitoral, com alta polarização entre os eleitores de Lula e de Bolsonaro. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, enquanto Simone Tebet (MDB) tem 3%. Com isso, eles empatam tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A Genial/Quaest ouviu 2000 eleitores entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é dois pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01167/2022.