Novo mandato

Decreto com nomeação de Galípolo ao BC é publicado no ‘Diário Oficial’

Galípolo irá substituir o atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, que encerra seu mandato de 6 anos no cargo

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo / Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo / Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC (Banco Central), foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para exercer o cargo de presidente da autarquia, a partir de 1º de janeiro de 2025, com mandato até 31 de dezembro de 2028. O decreto de nomeação foi publicado na edição desta terça-feira (31) do DOU (Diário Oficial da União). 

Galípolo irá substituir o atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, que encerra seu mandato de 6 anos no cargo, após indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  

Além disso, a nomeação de outros nomes para as cadeiras na diretoria do BC também foram publicados no Diário Oficial. Izabela Moreira Correa será a Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta; Nilton David atuará como Diretor de Política Monetária; e a Diretoria Regulação do Sistema Financeiro ficará à cargo de Gilneu Vivan.

Izabela e Gilneu foram nomeados para exercerem os cargos de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.

Enquanto isso, o mandato de Nilton David irá até o dia 28 de fevereiro de 2027, pois ele ocupará a vaga decorrente da nomeação de Galípolo para o cargo de presidente do BC, sendo assim, irá concluir o mandato do ex-diretor.

Não está prevista uma cerimônia de posse para Galípolo nem para os três novos diretores, informou o BC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, segundo o “InfoMoney.

Lula recebe Galípolo no Alvorada nesta segunda-feira (30)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o próximo presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (30), às 15h.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também vai participar do encontro, que deve funcionar como uma “posse simbólica”, com a assinatura do termo de posse de Galípolo e uma fotografia do novo presidente da instituição com Lula.

Galípolo vai tomar posse oficialmente em 1º de janeiro, após o fim do mandato de Roberto Campos Neto, na terça-feira (31).

Lula também vai firmar o decreto de reajuste do salário mínimo de R$ 1.412 para R$ 1.518 nesta segunda-feira (30), às 16h.