Eleitores relataram dificuldades para justificar a ausência nas urnas neste domingo (6) por meio do e-Título, aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral para smartphones. O app, além de servir como documento de identificação para o voto e fornecer o endereço do local de votação, também permite a justificativa de ausência.
No entanto, muitos usuários enfrentaram problemas ao tentar utilizar a ferramenta para justificar o voto, gerando reclamações sobre a eficácia do serviço no dia da eleição.
“O app e-Título não está funcionando para justificar ausência. Fica na fila de 1 minuto para tentar de novo eternamente”, relata um usuário da rede social Threads.
“O app e-Título tá uma lerdeza, mas deu certo justificar depois de umas 2 horas tentando”, disse outra usuária.
O e-Título está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos da Apple e Android. No entanto, a Justiça Eleitoral suspendeu o download neste domingo para evitar problemas de instabilidade durante o processo eleitoral. O acesso ao aplicativo será restabelecido na segunda-feira (7).
Na hora de votar
Para utilizar o título digital e votar, o aplicativo e-Título deve conter a biometria e a foto do eleitor, além de estar atualizado. Caso essas condições não sejam atendidas, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.
No dia da eleição, é proibido levar o celular para dentro da cabine de votação; o dispositivo deve ser deixado com os mesários antes do eleitor entrar para votar.
De acordo com as normas eleitorais, os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral devem justificar a ausência, uma vez que não há possibilidade de voto em trânsito durante as eleições municipais.
E-Título apresenta problemas no 1º turno das eleições; confira
Os eleitores estão relatando instabilidade e lentidão no aplicativo E-Título na manhã deste domingo (6), quando acontece o primeiro turno das eleições municipais de 2024.
Além de dificuldades para acessar o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os usuários também relatam problemas como erros e fila de espera para justificar a ausência na votação pela plataforma.
“O aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. O grande número de acessos provocou uma fila virtual. Importante destacar que, no dia de hoje, a justificativa pelo e-Título pode ser feita até às 17h. Neste domingo (6), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ausência à urna também pode ser justificada de forma presencial. Lembrando que a eleitora e o eleitor têm até 60 dias após cada turno para justificar o voto pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs”, diz o comunicado do TSE.