Resultado

Eleição 2024: David Almeida (Avante) é reeleito em Manaus

Com 99,36% das urnas apuradas, o candidato à reeleição venceu a eleição de 2024 com 57,59% dos votos válidos

David Almeida (Avante) / Foto: Avante/Divulgação/CP
David Almeida (Avante) / Foto: Avante/Divulgação/CP

Com 99,36% das urnas apuradas, o atual prefeito de Manaus (AM) David Almeida (Avante), conseguiu se reeleger à Prefeitura da capital do Amazonas. O político derrotou o candidato bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), com 54,59% dos votos, estando matematicamente eleito, já o candidato do PL teve 45,41% dos votos válidos, na eleição deste domingo (27).

Almeida saiu na frente do rival no resultado do primeiro turno, ao conquistar 32,16% dos votos válidos para a reeleição, enquanto Capitão Alberto Neto tem 24,94%.

As pesquisas eleitorais indicavam um cenário indefinido para a eleição em Manaus, mesmo com Almeida ainda como favorito.

O candidato do Avante aparecia como favorito em todas as projeções do segundo turno divulgadas antes da realização do primeiro turno, segundo o portal “Jota”.

TSE fará pesquisa sobre abstenção na eleição, diz Cármen Lúcia

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, anunciou neste domingo (27) que serão realizadas pesquisas para compreender os níveis de abstenção durante as eleições.

De acordo com a ministra, a intenção é identificar as causas da abstenção e, eventualmente, convencer os eleitores que se abstiveram a superar essas dificuldades em 2026.

“Em geral, nós fazemos essa apresentação por números pela média nacional, mas a causa não haverá de ser igual em um local que teve chuva demais e em um local que teve estiagem. Para que eu apresente isso para o Brasil em um relatório final das eleições, de forma esmiuçada e pormenorizada, é preciso que tenhamos esses dados de uma forma mais específica”, afirmou Cármen Lúcia, segundo o “Valor”.

Durante uma conversa com jornalistas no Centro de Divulgação das Eleições, no TSE, a ministra reiterou o pedido para que os eleitores compareçam às urnas neste domingo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile