Resultado final

Eleição 2024: Sebastião Melo (MDB) é reeleito em Porto Alegre

Com 100% das urnas apuradas, o TSE informou que Melo venceu a eleição com 61,53% dos votos válidos (406.467 votos)

Sebastião Melo (MDB) / Foto: ALRS/Divulgação
Sebastião Melo (MDB) / Foto: ALRS/Divulgação

Na eleição municipal ocorrida neste domingo (27), Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito de Porto Alegre (RS). O candidato disputava o segundo turno com a deputada federal Maria do Rosário (PT).

Com 100% das urnas apuradas, o TSE informou que Melo foi reeleito com 61,53% dos votos válidos (406.467 votos), ao passo que sua adversária Maria do Rosário teve 38,47% (254.128 votos).

Durante o 2º turno, as pesquisas eleitorais indicaram que Melo seria reeleito em Porto Alegre, mesmo após a enchente que destruiu a cidade entre abril e maio deste ano. A tragédia afetou 160,2 mil moradores da cidade e deixou mais de 172 mortos em todo o Estado. 

No decorrer da campanha, o tema foi o principal problema do candidato. No entanto, ainda assim, a vantagem nas urnas confirmou a pesquisa da Quaest, divulgada na véspera do 2º turno, que apontava a vitória de Melo com 63% da intenção de votos.

Eleição 2024: David Almeida (Avante) é reeleito em Manaus

Com 99,36% das urnas apuradas, o atual prefeito de Manaus (AM) David Almeida (Avante), conseguiu se reeleger à Prefeitura da capital do Amazonas. O político derrotou o candidato bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), com 54,59% dos votos, estando matematicamente eleito, já o candidato do PL teve 45,41% dos votos válidos, na eleição deste domingo (27).

Almeida saiu na frente do rival no resultado do primeiro turno, ao conquistar 32,16% dos votos válidos para a reeleição, enquanto Capitão Alberto Neto tem 24,94%.

As pesquisas eleitorais indicavam um cenário indefinido para a eleição em Manaus, mesmo com Almeida ainda como favorito.

O candidato do Avante aparecia como favorito em todas as projeções do segundo turno divulgadas antes da realização do primeiro turno, segundo o portal “Jota”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile