2024

Eleição: que horas começa apuração das urnas no segundo turno?

Alguns estados possuem fuso-horário diferente e, portanto, terão horários ajustados, com referência ao horário de Brasília

Eleições
Eleições/ Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O segundo turno das eleições municipais ocorre neste domingo (27). Ao todo, 51 cidades vão às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A expectativa, após o encerramento da votação, é sobre o início da apuração dos resultados.

Seguindo o horário de Brasília, a apuração começa assim que a votação se encerra, conforme previsto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste ano, o horário de votação vai das 8h às 17h.

Alguns estados possuem fuso-horário diferente e, portanto, terão horários ajustados, com referência ao horário de Brasília, como aponta a “Exame”:

  • No Amazonas: das 7h às 16h, exceto nos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença, onde a votação será das 6h às 15h.
  • No Acre: das 6h às 15h.
  • Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h.
  • Em Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h.

A contagem dos votos começará imediatamente após o fechamento das urnas em cada localidade.

Eleições: TRE-SP manda apreender material de Ricardo Nunes por crime eleitoral

Em mais um capítulo das eleições de 2024, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) concedeu liminar com mandado de busca e apreensão de material de campanha do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.

Segundo a representação do TRE, bandeiras foram distribuídas e expostas ao vento no bairro de Vila Socorro, na zona sul de São Paulo, neste domingo (27).

O juiz Rodrigo Marzola Combini requisitou o uso de força policial e justificou a decisão com base no artigo 39 da Lei 9.504/97.

“No dia de hoje (segundo turno das eleições), é vedada qualquer tipo de propaganda eleitoral. A realização de propaganda eleitoral nesta data configura, inclusive, crime eleitoral”, destacou o texto, segundo o “InfoMoney”.

A liminar foi solicitada pela coligação partidária de Guilherme Boulos, composta por PSOL-Rede, PT-PCdoB-PV e PDT.