EUA

Eleições: 1ª urna apurada tem empate entre Kamala e Trump

A pequena comunidade em New Hampshire mantém a tradição de ser a primeira a contar os votos nas eleições desde 1960

Kamala Harris e Donald Trump
Kamala Harris e Donald Trump / Fotos: Casa Branca/Divulgação

A primeira urna apurada nas eleições dos EUA, tradicionalmente à meia-noite desde 1960, é sempre a da pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. Com apenas seis residentes habilitados a votar, a contagem deste ano trouxe um resultado supreendente: um empate entre Kamala Harris e Donald Trump.

Em eleições passadas, a pequena comunidade registrou resultados diferentes: em 2020, todos os votos foram para Joe Biden, enquanto, em 2016, Hillary Clinton superou Trump por quatro votos a dois.

Apesar de seu reduzido impacto eleitoral, a votação em Dixville Notch é cercada de preparativos e tem valor histórico para a democracia americana. Este ano, os eleitores passaram semanas organizando o evento, recebendo jornalistas de várias partes do mundo e preparando o local para a transmissão televisiva.

O costume nasceu como uma iniciativa de Neil Tillotson, proprietário do antigo Balsams Grand Resort Hotel, que buscava publicidade para o local e atraiu jornalistas e políticos ao evento. Com o fechamento do espaço em 2011, o empresário Les Otten reformou uma antiga casa da propriedade e revitalizou a tradição.

kamala Harris lidera em estado tradicionalmente republicano

A candidata democrata Kamala Harris aparece à frente de Donald Trump em Lowa, um estado historicamente republicano, de acordo com o novo levantamento do Des Moines Register.

Harris aparece com uma vantagem de 47% a 44% sobre Trump. Em setembro, ele superava Kamala por quatro pontos e, quando a disputa era com o presidente Joe Biden, a vantagem do ex-presidente era de 18 pontos.

Em Iowa, Kamala Harris ganhou apoio especialmente entre mulheres, com 20 pontos de vantagem, e entre eleitores independentes, conquistando 46% a 39%.

Entre os eleitores com mais de 65 anos, Harris conta com 55% de apoio, enquanto Trump registra 36%, um dado relevante considerando que esse grupo tradicionalmente inclina-se para o Partido Republicano.