Política

Eleições 2022: votação do segundo turno é encerrada

Nestas eleições de 2022, os brasileiros tiveram que escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)

A votação do segundo turno das Eleições de 2022 está oficialmente encerrada. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá começar a apurar os votos de governador e presidente a partir das 17:00 (de Brasília). Os brasileiros tiveram que escolher entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a presidência do País pelos próximos quatro anos.

Até o fim da votação, o TSE informou que em todo o País 2.630 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentarem algum tipo de mau funcionamento. Os dados são do terceiro boletim do órgão eleitoral, divulgado às 13h54 (de Brasília).

Neste domingo (30), a coligação “Brasil da Esperança”, integrada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a prisão imediata do diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, por supostamente coordenar operações para dificultar o acesso de eleitores aos seus locais de votação durante o segundo turno das Eleições 2022.

Eleições: Lula vence na França e Alemanha; confira

Em Paris, o único local de votação para os eleitores brasileiros na França fechou às 17h pelo horário local (13h em Brasília) neste domingo (30). Assim como no primeiro turno, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com superioridade. Desta vez, o petista recebeu 82,94% dos votos válidos na capital francesa. 

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ficou com 17,06% dos votos. No total, 7.885 eleitores votaram no candidato petista e 1.622 no atual presidente. Os resultados foram contabilizados por volta das 17h50 pelo horário local (13h50 em Brasília), menos de uma hora após o encerramento da votação em Paris. No entanto, ainda são extraoficiais, já que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só irá divulgar oficialmente a partir das 17h (horário de Brasília). No primeiro turno, Lula já havia vencido na França com 77,5% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro chegou em segundo lugar, com 13,7% dos votos.

Já na Alemanha, segundo a “DW”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o grande vencedor do segundo turno, com 76,9% dos votos válidos (13.387), contra 23,1% (4.023 votos) do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).