O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) disputarão o segundo turno das eleições municipais na capital amazonense. Com 95,33% das urnas apuradas, David obteve 32,09% dos votos, enquanto Capitão Alberto registrou 25% na eleições 2024.
Amon Mandel (Cidadania) terminou na terceira posição, com 19,16% dos votos. O índice de abstenção na eleição foi de 19,41%.
Capitão Alberto Neto
Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, da Polícia Militar do Amazonas, se apresenta como cristão e conservador. Natural de Fortaleza, no Ceará, o candidato tem suas pautas centradas principalmente no combate à criminalidade.
Recentemente, como deputado federal, Capitão Alberto votou a favor do PL 1904/2024, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples.
David Almeida
O atual prefeito de Manaus, nascido na cidade, é formado em Direito e iniciou sua trajetória política em 2006. Em 2017, ele assumiu o governo do estado de forma interina, após a cassação do então governador José Melo de Oliveira e do vice, Henrique Oliveira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, ocupava a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em 2018 nas eleições, ele concorreu ao governo, mas terminou em 3º lugar. Já em 2020, foi eleito prefeito da capital amazonense, com 51,27% dos votos.
‘Eleições estão tranquilas’ e sem ocorrências, diz Cármen Lúcia
Cármen Lúcia afirmou que apenas 0,3% das urnas eletrônicas precisaram ser substituídas por outras devido a falhas. Além disso, ela destacou que o comparecimento das pessoas está sendo significativo.
“Até aqui as eleições estão tranquilas, não há nenhuma ocorrência, nada significativo. Todas as providências que foram adotadas, todas, tanto de segurança, segurança dos eleitores, como a chegada das urnas devidamente nos locais, tudo que foi previamente adotado, todas as medidas adotadas estão hoje com os seus efeitos comprovados”, afirmou ela, de acordo com o “G1”, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.
“Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde às oito horas da manhã no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença e praticamente nenhuma mudança de urna, que é uma situação normal: 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, completou.