O primeiro turno das eleições municipais foi encerrado às 17h deste domingo (6) em todas as 5.569 cidades brasileiras, conforme o horário de Brasília. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para começar em breve.
A partir de agora, a Justiça Eleitoral inicia o processo de apuração dos votos, contabilizando os registros de 571.024 urnas utilizadas durante o pleito. O horário de votação foi das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.
No entanto, em estados como Acre e em 11 cidades do Amazonas, a votação ocorreu entre 6h e 15h, devido às diferenças de fuso horário local, similar ao que foi feito nas eleições gerais de 2022.
Processo eleitoral: transmissão e verificação dos resultados
Após o encerramento da votação, os dados contidos nos cartões de memória das urnas eletrônicas são criptografados e enviados ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), onde ocorre a totalização dos votos.
O boletim criptografado é decifrado pelo TRE e passa por várias verificações para assegurar a autenticidade. Caso haja qualquer irregularidade, o boletim é descartado.
As cópias dos boletins são distribuídas: uma permanece com o presidente da seção eleitoral, outra vai para a fiscalização, duas são enviadas ao cartório eleitoral, e a última é fixada na porta da seção para consulta pública.
Nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral aprovou 463.381 candidaturas em todo o Brasil. Entre essas, 93% são para vereadores (431.990), e os demais cargos são para prefeito (15.574) e vice-prefeito (15.817). Serão eleitos 5.569 prefeitos e vice-prefeitos, além de 58.444 vereadores.
Em 103 cidades, poderá ocorrer segundo turno para prefeito se nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos. Os mandatos dos eleitos terão duração de quatro anos, de 2025 a 2028.