Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29), referente às eleições em São Paulo (SP), mostrou o candidato à Prefeitura Guilherme Boulos (PSOL) com 24% da intenção de votos, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece com 23%. Segundo o instituto, resultado demonstra empate técnico.
Em seguida, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparecem com 8%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) tem 7%. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) soma 4%.
Segundo o instituto, sem Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil) nas eleições, a posição de Boulos e Nunes se inverte. O atual prefeito passa a liderar a disputa com 26% ante 24% de Boulos.
O levantamento adota uma paleta de candidatos diferente do levantamento anterior, feito em março deste ano. Na ocasião, Datena, o coach Pablo Marçal (PRTB) e candidatos nanicos não haviam sido considerados.
A pesquisa entrevistou 1.092 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em SP nos dias 27 e 28 de maio. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os números do Datafolha para as eleições de SP
- Guilherme Boulos (PSOL): 24%
- Ricardo Nunes (MDB): 23%
- José Luiz Datena (PSDB): 8%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Pablo Marçal (PRTB): 7%
- Maria Helena (Novo): 4%
- Kim Kataguiri (União Brasil): 4%
- João Pimenta (PCO): 1%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- Fernando Fantauzzi (DC) 1%
- Altino (PSTU): 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 13%
- Não sabem: 5%
Boulos tem 37,2%; Nunes, 20,5%; e Marçal, 10,4%, diz AtlasIntel
Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, tem 37,2% das intenções de voto nas eleições, contra os 20,5% do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (28) pela AtlasIntel.
O levantamento sobre as eleições foi produzido pela organização em parceria com a CNN e apontou que, atrás dos dois candidatos, com 10,4% das intenções de voto, aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB). A pré-candidatura de Marçal foi anunciada no último sábado pelo PRTB.
Na sequência, vem a deputada Tabata Amaral, pré-candidata pelo PSB, com 9,9%. Já o jornalista José Luiz Datena, que migrou do PSB para o PSDB em abril, está com 7,9%, o mesmo percentual do deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pelo União Brasil.
A economista Marina Helena, por sua vez, pré-candidata pelo Novo, ficou com 3,5%. O metroviário Altino Prazeres Jr., pré-candidato do PSTU, aparece com 0,5%.
Além disso, os eleitores que dizem não saber em quem votar somaram 0,9%, e os que disseram que votariam em branco ficaram em 1,4%.
A pesquisa da AtlasIntel/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral como SP-05357/2024. Foram entrevistados 1.670 moradores da cidade de São Paulo, através do Atlas RDR (Recrutamento Digital Aleatório), entre os dias 22 e 27 de maio.