Embora a contagem de votos das eleições presidenciais dos EUA ainda não tenha chegado ao fim, chefes de Estado já parabenizam o republicano Donald Trump pela vitória. Trump tem 267 delegados conquistados contra 224 de Kamala Harris. Para vencer o pleito, é preciso levar 270 delegados.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, parabenizou Trump, depois que o ex-presidente se declarou vitorioso na eleição presidencial dos Estados Unidos, e disse que está ansioso para trabalhar com ele.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que espera renovar sua colaboração com o republicano para fortalecer a “parceria global e estratégica abrangente” entre os países.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, saudou como um “retorno histórico” à Casa Branca. “Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos”, disse Netanyahu
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, parabenizou Trump por sua vitória “impressionante”. “Aprecio o compromisso do presidente Trump com a abordagem ‘paz por meio da força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode praticamente aproximar a paz justa na Ucrânia”, disse Zelenskiy na rede social X.
Em recado breve, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse “Parabéns, presidente Donald Trump”.
Otan e Conselho Europeu parabenizam Trump
Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, parabenizou Trump e disse que a União Europeia e os EUA têm uma “aliança duradoura e um vínculo histórico”. Michel disse que a UE “seguirá seu curso de acordo com a agenda estratégica como um parceiro forte, unido, competitivo e soberano, ao mesmo tempo em que defende o sistema multilateral baseado em regras”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia e os EUA são “mais do que apenas aliados”. “Parabenizo calorosamente Donald J. Trump. A UE e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos ligados por uma verdadeira parceria entre nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Portanto, vamos trabalhar juntos em uma forte agenda transatlântica que continue oferecendo resultados para eles”, disse ela em uma publicação no X.
O secretário-geral da aliança militar ocidental Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, enfatizou que os membros da aliança estão aumentando seus gastos militares, uma resposta a uma crítica persistente de Trump à aliança ocidental.
“Acabei de parabenizar Donald Trump por sua eleição como presidente dos Estados Unidos. Sua liderança será novamente fundamental para manter nossa aliança forte. Estou ansioso para trabalhar com ele novamente para promover a paz por meio da força da Otan”, disse Rutte em uma publicação no X.